segunda-feira, 22 de setembro de 2014

               Exposição em Ezequiel 18.4


Texto Básico: Ezequiel 18.4
INTRODUÇÃO:
Devemos estudar a palavra de Deus?  A falta de preparação bíblica e teológica tem sido a causa de uma fábrica enorme de prosélitos nas igrejas Cristãs. Sem preparação algumas pessoas mesmo que com boas intenções acabam ensinando heresias a pessoas que também em sua simplicidade procuram por abrigo na palavra de Deus mais não tem um conhecimento mais claro das escrituras. Um exemplo claríssimo que vou citar neste estudo é a CCB (Congregação  Cristã no Brasil) , mesmo que não tenham a intenção de tal sua falta de estudo bíblico e teológico leva-os a ensinar heresias aos seus membros e tornando-os cegos para entender o real significado de algumas passagens bíblicas muitas vezes de interpretação simples. Irei abordar um de seus ensinamentos mais heréticos, causado por uma interpretação incorreta do texto de Ezequiel capítulo 18.4.
A alma que pecar, essa morrerá.

Ezequiel 18:4
Este versículo esta vinculado ao provérbio antigo dito em Israel:

Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.
Mas cada um morrerá pela sua iniquidade; de todo o homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão.

Jeremias 31:28-30.
A palavra alma aqui se refere ao ser humano, individuo ou habitante. Porem na CCB este versículo é usado para rejeição dos membros que cometem pecado, para eles qualquer crente que cometer pecado esta destinado ao inferno e perdição eterna. Mas será que esta afirmação está correta? Vamos examinar a palavra de Deus para entender o que realmente esta passagem esta ensinado.
Este versículo não é o único que trata indivíduos por almas, se olharmos atentamente em outras passagens veremos seu real significado.
¶ E disse Deus: Produza a terra alma (nephès (alma)) vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

Gênesis 1:24

Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, e não se purificar contamina o tabernáculo do Senhor; e aquela pessoa (nephès (alma)) será extirpada de Israel; porque a água da separação não foi espargida sobre ele, imundo será; está nele ainda a sua imundícia.

Números 19:13
Porém, se alguma pessoa (nephès (alma)) comer a carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor, tendo ela sobre si a sua imundícia, aquela pessoa será extirpada do seu povo.

Levítico 7:20

Porém, se alguma pessoa comer a carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor, tendo ela sobre si a sua imundícia, aquela pessoa será extirpada do seu povo.
E como prova maior sem que precisasse falar mais uma palavra esta em Jeremias.

Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.
Mas cada um morrerá pela sua iniquidade; de todo o homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão.
Jeremias 31:29-30

 Historicamente sabemos claramente que a pena para os diversos crimes ou pecados era a morte porque a lei assim se fazia. Se guardarmos estes preceitos estaremos sempre debaixo da servidão da lei e anulando a graça de Cristo, seremos sempre incircuncisos quando não precisamos da circuncisão. Assim entre tantos benefícios da graça encontramos um advogado para nos defender de nossas culpas, levando em conta o que disse o apostolo João:

¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

1 João 1:8-10

¶ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
1 João 2:1-2

Agora escrevo minha opinião Cristã sobre o assunto. O fato de termos o Senhor como fiel Advogado não nos deixa numa posição de comodismo, devemos sempre brilhar e manifestar o amor e fidelidade de Deus, não nos conformando com nossas imperfeições, mas trilhando e focando sempre em alcançar a estatura de varão perfeito.

Atenciosamente.                                                                                                                                            Sandro F. do Nascimento
                                                                 Graça e paz!



domingo, 21 de setembro de 2014

Uma defesa a Divindade de Cristo

                Refutação aos que negam a divindade de Cristo

Este estudo foi preparado como refutação aos que negam o nome de nosso Senhor e sua divindade.
Algumas comunidades Cristãs como IASD que dizem crer no Senhor Jesus mas o diminuem a categoria de anjo, ou as TJ que descaradamente o negam como salvador, mesmo que talvez seja sem a intenção de tal, fazem serviço de satanás pois negam a glória devida ao Nome sobre todo o nome( JESUS ). Foi em resposta a esses dois grupos que elaborei este pequeno estudo, para com poucas palavras tentar trazer a luz suas mentes confundidas com ensinamentos equivocados e que não glorificam o nome de Deus.
Irei abordar aqui alguns pontos que acho ser básico e suficiente para o entendimento do assunto:
v  Se jesus não é Deus, então os magos do oriente entenderam as profecias que falavam de Jesus de forma errada pois se prostraram diante DELE e o adoraram.
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.


E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.


1 ¶ E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.

E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.


Temos que entender que se nós protestantes somos firmes em não aceitar a idolatria, muito mais eram os judeus. Eles eram muito zelosos com a lei e não aceitariam nenhum tipo de idolatria, logo elas também eram judias e de maneira nenhuma se prostrariam a um deus estranho, e muito menos a um mentiroso, pois sabiam que a pena para tal era severa.


¶ E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.

E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra


Também os discípulos do Senhor estariam pecando, pois também adoraram a Cristo, e de igual maneira seriam condenados pela lei. Pergunto a os furtadores de Cristo: quem arriscaria sua vida por uma mentira sabendo que era mentira? A resposta é lógica, ninguém. Ninguém sabendo a severidade das leis judaicas arriscaria sua vida defendendo a causa de Cristo e o adorando como verdadeiro Deus que ele é se não tivesse real certeza de que Jesus era realmente o próprio Deus.

v  Se Jesus não é o próprio Deus, porque o Pai que não da sua glória a ninguém ordena a seus anjos que o adorem?
E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.


v  Porque o tetragrama utilizado para representar o nome de Deus Pai também é usado para Cristo e nenhum outro homem? Isso não seria uma ofensa de Isaias com o Pai se Jesus não fosse o próprio Deus?
¶ E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

¶ Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.



v  Se Jesus não é Deus, porque ele mesmo afirmou que era EU SOU, se só o PAI tem este nome que equivale a sua própria eternidade, então se o PAI o GRANDE EU SOU é eterno e JESUS disse que é o EU SOU isso significa dizer que Jesus também é eterno? Se não, como os inimigos de Cristo explicam esta passagem?
v   
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.



Nesta mesma passagem vimos que os judeus pegaram pedras para atirarem no Senhor, e sabem por quê? Simples, Jesus os insultou quando lhes afirmou que é o próprio Deus, só este fato já seria suficiente para provar a divindade de nosso Senhor pois ele mesmo nos confirmou isto. Mas vamos adiante.

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.

Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.


E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.


v  Se Jesus não é Deus como a bíblia afirmar que ele participou da criação, que tudo foi feito por ele e para ele?

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.


25 Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.
26 Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.
27 Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim. Salmo 102.

E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.

Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,
E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.



v  Se Jesus não é Deus como poderia dizer que daria a vida eterna se só Deus é eterno e só Ele pode dar a vida eterna?

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.




v  Se Jesus não é Deus como pode afirmar ser o Alfa e o Ômega se só Deus é eterno?


Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.



Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.



Bem, acho que este material é suficiente para provar a divindade de nosso Senhor, creio que qualquer pessoa que tenha verdadeiro amor a o nome de Deus abriria seu entendimento para dar devida glória a o nosso senhor e Salvador JESUS CRISTO.



Sandro Francisco do Nascimento