segunda-feira, 13 de junho de 2016

PREGAÇÃO EXPOSITIVA- Vida Cristã



Autor: Sandro Francisco do Nascimento
Texto Base: Efésios 5:25.
Tema: Vida Cristã.
Maridos, amai vossa mulher, como também
Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

Paulo após sua saudação comum a suas cartas, inicia sua fala a respeito da eleição somente pela graça baseada na vontade soberana de Deus. Após elucidar essas verdades, o apóstolo exorta esses crentes a buscar mais do Espírito de Deus. A ideia aqui é básica e lógica, uma vez que o crente é selado com o Espírito e este selo o levará ao destino (Ef 1: 13-14, 4:30), o mesmo tem que buscar evidenciar o Espírito de Deus em sua vida (Ef. 5: 18-21). As ordens aqui expostas são a condição, mas também o resultado do encher-se do Espírito.

Mas ainda há uma verdade inegável no texto: Cristo deu a vida pela sua igreja, Ele deu a vida pelos seus eleitos (Ef.5:2). Nesta afirmação podemos estabelecer ainda duas afirmaçãoes:
1.      Sua vida não foi tomada, mas entregue por livre vontade.

Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, Ef. 5:25b.

2.      O casamento para Deus é algo que não pode ser quebrado, logo este pacto de sangue feito pelo Salvador não pode ser quebrado, pois ele estabeleceu todas as exigências e ele mesmo pagou o preço justo por elas.

a.      Expiação.

·          É a satisfação oferecida à justiça divina por meio da morte de Cristo pelos nossos pecados, em virtude do qual todos os que crêem em Cristo são pessoalmente reconciliados com Deus, livrados de toda a pena dos seus pecados e feitos merecedores da vida eterna; Castigo ou sofrimento de pena, imposto ao delinquente, como uma compensação do delito praticado; penitência; reparação;[1] 

b.      Propiciação.
·         Ser propício, favorável, protetor, auxiliador.

Propiciação é alguma coisa que leva alguém a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor.[2]
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados ( 1João 4:10).
Esta certeza, porém não nos deve deixar ser entregues as nossas paixões, nem ser levianos com a cruz de Cristo.

Ilustração:
Certa mulher tem seu esposo assassinado. Porventura terá esta, sentimentos amorosos ou de no mínimo amizade com aquele que assassinou seu amado?
Ora se meu Senhor morreu em meu lugar e levou sobre si os meus pecados e por estes foi morto, terei eu amizade com eles? De maneira nenhuma, antes devo odiar meu pecado e não querer comete-los mais.

Aplicação
ü  Tenho que ter certeza da minha salvação, pois Cristo levou sobre si os meus pecados. Ef. 5:25-26, Mt. 26:26-28.

ü  Este beneficio é assegurado pelo nosso Senhor, fomos selados e este selo nos entregará ao destino final estabelecido pelo Pai. Ef. 4:30, 1: 13-14.
A linguagem aqui é a de uma carta selada com cera e o anel do rei. Daniel 6:17.

ü  Devemos seguir as orientações de Paulo e não dar ocasião ao diabo. Ef. 4:27-32.

ü  Refletir esta verdade. Ef. 5:11-21.


Que Deus aplique sua palavra em nossa vida!




[1] www.dicionarioinformal.com.br.
[2] www.dicionarioinformal.com.br.

2 comentários:

  1. Amigo e irmão Sandro respondi lá no meu blog, mas como não sei se recebeu a resposta vim até ao seu blog responder ao seu comentário que agradeço desde já.
    Aqui vai. Amigo Sandro o facto de os maçons não acreditarem no diabo, não deixa de ser uma religião satanista,não é o facto de se não acreditar numa coisa que vai fazer com que ela deixe de existir.Eles não acreditam nem em Deus pois se acreditassem fariam as obras de Deus.E o ser simpatizante de várias religiões não leva ninguém ao céu, certo que teríamos muito que falar a este respeito, mas se fizer uma busca mesmo na net vai entender o que é a maçonaria.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão, desde já agradeço pela sua atenção. A igreja presbiteriana do Brasil elaborou uma pesquisa a respeito da maçonaria. Se o querido irmão puder estar adquirindo o livro que foi resultado desta investigação creio que será de grande serventia para seu conhecimento bem como sua elaboração sobre o tema. o livro é do Rev.Paulo Delage -Fé Cristã e Maçonaria
      Deus o abençoe!

      Excluir