sexta-feira, 13 de setembro de 2019

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE?



                                                                                                            Por: Sandro Francisco do Nascimento.


É muito comum no dia a dia ouvir pessoas falarem ou mesmo ler em para-choque de caminhão a citação deste famoso versículo de Filipenses ( cap. 4.13). Contudo, me parece que o que tem faltado a mente popular é de fato o conhecimento do motivo pelo qual Paulo fala tal frase. É até comum, infelizmente, ouvir pessoas se enrolarem em promessas e transações que estão além de suas posses dizendo: “eu não tenho o dinheiro, mas tudo posso naquele que me fortalece”. Dessa forma Deus está com uma conta “fiado” na caderneta de muita gente!

Mas, afinal, o que o texto está dizendo? Bem, inicialmente, devemos procurar o motivo da carta, ou seja, o que levou Paulo a escrever a carta aos Filipenses? A resposta pode ser encontrada nas primeiras linhas do capítulo 1.3-5 e 4.10-13. O propósito principal da carta segundo o próprio Paulo deixa claro é agradecer pela cooperação da igreja de Filipos.

3 Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. 4 Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria 5 por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora.

10 Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. 11 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. 12 Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13 Tudo posso naquele que me fortalece. 

14 Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. 15 Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; 16 pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. 17 Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. 18 Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. São uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus.

Ele inicia o verso 10, dizendo:

“Alegro-me muito no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo”. Almeida século 21, revisada e atualizada.
Ele está se referindo as doações enviadas para ele, isso se confirma nos versos 14-18. Uma leitura não isolada do texto nos mostra algumas coisas simples que nos dão a interpretação correta:

·         Fica evidente que Paulo escreveu a carta para agradecer as doações enviadas para ele por intermédio de Epafrodito. “Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram”.

·         Paulo usa uma série de palavras que expressam oposição, exemplo: “tanto na fartura como na fome; tendo muito ou enfrentado escassez".

·         Depois de falar que está apto a passar por qualquer tipo de oposição ele finalmente diz: “tudo posso naquele que me fortalece”, ou seja, posso passar e estar contente em qualquer situação.

Se você é daqueles que tem mania de usar esse texto fora de contexto, sabe agora que o Senhor realmente te fortalece, mas para que você esteja apto para se alegrar Nele em toda e qualquer situação, seja de fartura ou mesmo na provação.





Quer conhecer um pouco sobre assuntos teológicos? Esse livro do pastor Luiz Saião pode lhe ser muito útil. Para comprar click na imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário