segunda-feira, 22 de setembro de 2014

               Exposição em Ezequiel 18.4


Texto Básico: Ezequiel 18.4
INTRODUÇÃO:
Devemos estudar a palavra de Deus?  A falta de preparação bíblica e teológica tem sido a causa de uma fábrica enorme de prosélitos nas igrejas Cristãs. Sem preparação algumas pessoas mesmo que com boas intenções acabam ensinando heresias a pessoas que também em sua simplicidade procuram por abrigo na palavra de Deus mais não tem um conhecimento mais claro das escrituras. Um exemplo claríssimo que vou citar neste estudo é a CCB (Congregação  Cristã no Brasil) , mesmo que não tenham a intenção de tal sua falta de estudo bíblico e teológico leva-os a ensinar heresias aos seus membros e tornando-os cegos para entender o real significado de algumas passagens bíblicas muitas vezes de interpretação simples. Irei abordar um de seus ensinamentos mais heréticos, causado por uma interpretação incorreta do texto de Ezequiel capítulo 18.4.
A alma que pecar, essa morrerá.

Ezequiel 18:4
Este versículo esta vinculado ao provérbio antigo dito em Israel:

Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.
Mas cada um morrerá pela sua iniquidade; de todo o homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão.

Jeremias 31:28-30.
A palavra alma aqui se refere ao ser humano, individuo ou habitante. Porem na CCB este versículo é usado para rejeição dos membros que cometem pecado, para eles qualquer crente que cometer pecado esta destinado ao inferno e perdição eterna. Mas será que esta afirmação está correta? Vamos examinar a palavra de Deus para entender o que realmente esta passagem esta ensinado.
Este versículo não é o único que trata indivíduos por almas, se olharmos atentamente em outras passagens veremos seu real significado.
¶ E disse Deus: Produza a terra alma (nephès (alma)) vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

Gênesis 1:24

Todo aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, e não se purificar contamina o tabernáculo do Senhor; e aquela pessoa (nephès (alma)) será extirpada de Israel; porque a água da separação não foi espargida sobre ele, imundo será; está nele ainda a sua imundícia.

Números 19:13
Porém, se alguma pessoa (nephès (alma)) comer a carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor, tendo ela sobre si a sua imundícia, aquela pessoa será extirpada do seu povo.

Levítico 7:20

Porém, se alguma pessoa comer a carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor, tendo ela sobre si a sua imundícia, aquela pessoa será extirpada do seu povo.
E como prova maior sem que precisasse falar mais uma palavra esta em Jeremias.

Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.
Mas cada um morrerá pela sua iniquidade; de todo o homem que comer as uvas verdes os dentes se embotarão.
Jeremias 31:29-30

 Historicamente sabemos claramente que a pena para os diversos crimes ou pecados era a morte porque a lei assim se fazia. Se guardarmos estes preceitos estaremos sempre debaixo da servidão da lei e anulando a graça de Cristo, seremos sempre incircuncisos quando não precisamos da circuncisão. Assim entre tantos benefícios da graça encontramos um advogado para nos defender de nossas culpas, levando em conta o que disse o apostolo João:

¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

1 João 1:8-10

¶ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
1 João 2:1-2

Agora escrevo minha opinião Cristã sobre o assunto. O fato de termos o Senhor como fiel Advogado não nos deixa numa posição de comodismo, devemos sempre brilhar e manifestar o amor e fidelidade de Deus, não nos conformando com nossas imperfeições, mas trilhando e focando sempre em alcançar a estatura de varão perfeito.

Atenciosamente.                                                                                                                                            Sandro F. do Nascimento
                                                                 Graça e paz!



Um comentário: