quinta-feira, 7 de julho de 2016

PREGAÇÃO EXPOSITIVA-Missio Dei




Autor: Jefferson de Andrade Azevedo.
Texto Base: 2Coríntios 5:18-21 com ênfase no Vs.19.

Tema: A Missão de Deus e Alguns Fatos Relacionados a Ela.


Introdução: Hoje nós vivemos num cenário onde é muito frequente, Pastores, Igrejas e até mesmo membros de Igreja falarem sobre a necessidade e a urgência da obra missionária. Mas há dois pontos muito importantes nesse processo que precisam ser compreendidas e esclarecidas: primeiro, a missão não é nossa, é de Deus; Segundo, há uma diferença fundamental entre missão e evangelização. Missão é a obra de Deus na história humana por meio de Jesus Cristo e do seu povo. Evangelização é a intersecção do povo de Deus na sua missão. Portanto, se há alguém interessado no êxito e no bom andamento da obra missionária, esse alguém é o dono da missão: Deus. Até mesmo porque, diante da tragédia humana, diante da condição caída do homem, foi Deus quem buscou redimir o homem e não o oposto. Foi Deus quem disse que da semente da mulher levantaria um para esmagar a cabeça da serpente e redimiria o homem caído. E ele cumpriu essa promessa quando enviou o nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo para cumprir a missão de redimir o homem. Fato que ele cumpriu com êxito.

Elucidação: O texto que lemos a alguns instantes registrado na 2ª carta de Paulo aos coríntios nos fala um pouco sobre o que temos discorrido. Essa carta foi escrita por volta do ano 55 D.C. E o propósito era confortar aquela igreja, mostrando que o consolo divino vem ao nosso encontro. E que por isso devemos também consolar aqueles que carecem de consolo. Nesse trecho que lemos, Paulo fala sobre o ministério da reconciliação que a nós foi dado por Deus, e associa esse ministério a ação de Deus de buscar uma relação de proximidade com o homem.


1º Deus estava em Cristo.

a) A obra de Cristo era o resultado da ação do Espírito Santo em sua vida. (Missio Dei). O espírito de Deus estava sobre Ele desde o ventre. Ele foi gerado por obra do Espírito. Ele foi conduzido pelo Espírito ao deserto. O Espírito veio sobre Ele no batismo. Tudo isso demonstrando a presença de Deus em sua vida.

b) Deus esteve entre nós. Cristo foi o Emanuel.

2º Reconciliando consigo o mundo.

a) A restauração de uma relação que foi interrompida. O pecado nos aparta de Deus e nos impede de ter uma relação plena com ele (Is 59:2). Por isso que Cristo venceu o pecado. Ele venceu para que por meio dele também pudéssemos vencer, e mais uma vez poder nos relacionar plenamente com Pai.

b) É de Deus a iniciativa de estabelecer uma relação com o homem. Jesus disse em João 6:44 “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer”. Além de ser o ofendido, é Deus quem nos procura. Isso demonstra o amor que ele tem para conosco.

3º Não imputando aos homens a suas transgressões.

a) Deus não trata o homem com base na sua pecaminosidade, mas conforme a sua misericórdia e graça. Ou seja, ele entende nossa relatividade e limitação

b) Deus ao fazer isso abre mão do seu direito. O direito de condenar a todos. Mas Paulo disse que “a todos Ele (Deus) encerrou debaixo de desobediência para com os mesmo usar de misericórdia”.

c) Ele não imputa a nós porque imputou sobre Cristo nossas transgressões (Vs.21). Cristo sendo Deus se fez homem. Sendo forte se fez fraco. Sendo santo recebeu o nosso pecado. Isaías 53:4 diz: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si”.



4º E nos confiou à palavra da reconciliação

a) Assim como Cristo foi uma peça fundamental para a consolidação da “Missio Dei”, assim também nós somos instrumentos de Deus para que o seu propósito de remir um povo para si.

b) Devemos entender que sem reconciliação o homem jamais poderá ser salvo. Portanto, corramos para alcançar os eleitos de Deus e vê-los reconciliados com o Senhor.

Aplicações:

a) Assim como Deus estava em Cristo operando sinais, prodígios e maravilhas, hoje está em nós por meio do Espírito Santo chamando homens ao arrependimento com vista à reconciliação consigo.

b) A reconciliação é o único modo de o homem alcançar a dádiva da salvação.

c) A matemática de Deus é diferente da nossa. Ele nos trata do modo que não merecemos: com graça e misericórdia.

d) Deus conta conosco no cumprimento da “Missio Dei”.




  


Nenhum comentário:

Postar um comentário