segunda-feira, 8 de julho de 2019

BREVE CATECISMO- LEONARD T. VAN HORN




Estudos no Breve Catecismo
de Westminster

PREFÁCIO
Os piedosos teólogos do século XVII, reunidos na Abadia de Westminster na Inglaterra, no século XVII, além de redigirem a grande Confissão de Fé de Westminster, redigiram dois catecismos: Catecismo Maior e o Breve Catecismo. Foram obras produzidas debaixo do temor de Deus e com uma preocupação expressa na primeira pergunta do Breve Catecismo: A Glória de Deus. Este é o fim principal do homem.

Este comentário do Breve Catecismo do Dr. Leonard T. Van Horn é mais uma obra doutrinária que vem numa ocasião certa. Há muito que a igreja brasileira perdeu de vista o significado do que é ser um verdadeiro cristão, um verdadeiro evangélico. Mas está fortemente influenciada pelo sincretismo religioso, fruto do pluralismo doutrinário do pós-modernismo. Há várias gerações que as verdades doutrinárias reformadas e o fervor espiritual equilibrado que adornavam estas verdades estão ausentes do cenário protestante brasileiro. Não temos visto uma doutrina reformada na sua forma experimental e prática. Assim, o esquecimento das verdades resgatadas pela Reforma resultou em uma prática cristã distorcida, influenciada pelo movimento carismático e arminiano, onde o centro não é Deus e sim o homem.

O Breve Catecismo comentado é uma sistematização fiel de verdades bíblicas que nos fará compreender o zelo que devemos ter pelas verdades de Deus e nos será muito útil na identificação dos erros que penetram sorrateiramente na Igreja de Cristo. Nos fará amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo; nos fará lutar por mais santidade e amar a Palavra de Deus, sentindo de perto as palavras de Jesus na sua oração ao Pai: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade" (Jo 17:17).


                                                                                     PDF

Lembramos que o jovem missionário presbiteriano John Rockwell Smith iniciou sua tarefa evangelística no nordeste do Brasil (Recife) usando este Breve Catecismo, à semelhança do puritano Baxter em Kidderminster, Inglaterra, fazendo exatamente o que Jesus determinou: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações... ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado" (Mt 28:19-20). Jesus não disse que fizéssemos discípulos e só depois os ensinássemos. Ao contrário, determinou que evangelizássemos ensinando; que fizéssemos discípulos "ensinando". Esta foi também sua obra antes de ir à cruz. Por isso, os reformados sabem que a evangelização tem que ser fortemente doutrinária.

Nosso desejo é que este comentário seja útil para o crescimento saudável da igreja do Brasil, sabendo que o "fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre".
Os Editores.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde, Mauricio. Perdão pela demora em responder, Deixe seu e-mail para eu te enviar.

      Excluir