quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Jay E. Adams 1929-2020 - Nota de Falecimento - In Loving Memory Of Jay Adams.


 Jay Adams entrou em seu descanso eterno com seu Senhor em 14 de novembro de 2020. Ele tinha 91 anos.

Adams era mais conhecido como o fundador do movimento de aconselhamento bíblico moderno, lançado com a publicação de seu livro inovador Competent to Counsel em 1970. Ele foi um campeão pela causa da suficiência bíblica e contra a invasão da psicologia secular nas salas de aconselhamento de pastores e leigos cristãos.

Juventude e conversão

Jay Edward Adams nasceu em 30 de janeiro de 1929, em Baltimore, Maryland. Seu pai era um policial de ronda e sua mãe uma secretária. Nenhum de seus pais frequentava a igreja e ele não recebeu nenhuma instrução em assuntos espirituais quando criança.

Adams era um jovem precocemente brilhante e pulou um ano do ensino médio para se formar quando tinha apenas 15 anos. Sua primeira consideração sobre qualquer assunto espiritual ocorreu quando um amigo da vizinhança reclamou com ele sobre um livro que ele estava lendo por um homem que negava as Escrituras. Adams se perguntou por que seu amigo, um crente, se preocupava tanto com a Bíblia e decidiu investigar. Ele encontrou o Novo Testamento de Gideão que seu pai havia recebido como soldado na Grande Guerra e começou a ler. Quando ele terminou de ler o Evangelho de João, Deus abriu seu coração e ele passou a acreditar que o que estava lendo era verdade.

Seu amigo o convidou para sua igreja, onde ouviu as Escrituras pregadas por um pastor que era um expositor habilidoso e ele começou a crescer. Depois de se formar no ensino médio, ele perguntou a seu pastor onde poderia ir para aprender melhor a Bíblia. Seu pastor indicou-lhe o Seminário Episcopal Reformado na Filadélfia, onde uma exceção teve que ser feita para que Adams pudesse se matricular como um estudante de 15 anos sem nenhum diploma de graduação.

Os próximos três anos foram rigorosos para Adams, que não tinha familiaridade anterior com as Escrituras. Ele aprendeu rapidamente e logo desenvolveu amor pelo estudo das Escrituras nas línguas originais. Após a conclusão de seu curso de graduação, ele se matriculou na Universidade Johns Hopkins e se formou em línguas clássicas. Após a graduação em 1952, ele recebeu seus diplomas de graduação e pós-graduação no mesmo dia.

Durante seus dias de seminário e faculdade, Adams pregou nas ruas e pregou em igrejas rurais e missões de resgate. Ele atuou como diretor do capítulo local da Juventude para Cristo e cantou em um quarteto masculino. Mas o mais importante, ele conheceu e acabou se casando com Betty Jane Whitlock em 23 de junho de 1951.

Primeiros Ministérios

Em 1952, Adams se tornou pastor da Igreja Presbiteriana Unida em Eighty-Four, Pensilvânia, e logo se envolveu em um conflito denominacional. Ele se opôs a uma fusão proposta com uma denominação liberal e foi escolhido para debater o principal proponente da fusão. O debate não terminou bem para seu adversário, que tentou negar a existência de liberalismo em sua denominação. Adams havia feito seu dever de casa e flagrado seu oponente em uma série de mentiras, citando-lhe seus escritos anteriores.

Adams pastoreava várias outras pequenas igrejas enquanto fazia estudos adicionais na Temple University, onde estudou homilética com Andrew Blackwood, que impressionou Adams profundamente e incutiu nele o amor pela pregação.

Em 1958, Adams mudou-se para Kirkwood, MO e se tornou o diretor de Missões Domésticas da denominação Bíblica Presbiteriana. Enquanto viajava, ele frequentemente tinha conversas com pastores que perguntavam sobre sua compreensão da escatologia. Como era questionado com tanta frequência, ele decidiu colocar sua opinião em um pequeno livro, que intitulou Realized Millennialism (um termo que ele preferiu a “amilenismo”). A maioria dos pastores da denominação eram pré-milenares, entretanto, e seu livro gerou um certo grau de controvérsia. Não desejando ser uma causa de divisão, ele renunciou para se concentrar em seu doutorado. estudos na Universidade de Missouri.

A essa altura de sua carreira acadêmica, Adams tinha um domínio maduro de sua teologia e era um excelente erudito grego. Mas sua preocupação com o estado de pregação que observava nas igrejas cresceu, levando-o a concentrar seu doutorado. trabalhar para aprender a se comunicar de forma eficaz. Por três anos, enquanto fazia seu doutorado. trabalho, ele pregava nos fins de semana, empacotava mantimentos em um mercado local, lia livros de direito em fitas para alunos cegos e dava aulas na universidade como estagiário.

Aprendendo a aconselhar

Em 1963 mudou-se para Nova Jersey, tornou-se pastor de uma Igreja Presbiteriana Ortodoxa e foi convidado a ensinar homilética em tempo parcial no Seminário Teológico de Westminster. Como o mais novo instrutor, ele recebeu um curso que nenhum dos outros professores queria ministrar, um curso intitulado “Poimênica” (mais conhecido como teologia pastoral). Como parte desse curso, esperava-se que ele ensinasse algo sobre aconselhamento pastoral.

Adams não tinha experiência no ensino de aconselhamento e experiência limitada de aconselhamento como pastor, então ele simplesmente ensinou as anotações que o professor anterior havia lhe dado. Ele não encontrou nenhuma substância teológica no que havia recebido e estava determinado a estudar e fazer melhor antes de ter que ministrar o curso novamente no ano seguinte. Enquanto estudava, porém, não encontrou nada para ajudá-lo. Ele se debruçou sobre tudo o que pôde encontrar escrito de uma perspectiva cristã e encontrou apenas dogmas freudianos e rogerianos. Ele estudou textos seculares e procurou encontrar material útil para o conselheiro cristão. “Comecei a concluir que era obtuso demais para entender o que lia nesses livros”, lembrou ele mais tarde. “Todos os outros seminários foram capazes de integrar esses conceitos seculares e pagãos em seu currículo, mas eu não conseguia ver como fazer isso.”

Em 1965, Adams teve a oportunidade de acompanhar O. Hobart Mowrer por seis semanas. Mowrer foi presidente da American Psychological Association e escreveu um livro que Adams considerou provocativo. Nele, Mowrer, um ateu, fez a pergunta: "O cristianismo evangélico vendeu seu direito de primogenitura por uma bagunça de sopa psicológica?"

Adams viu Mowrer confrontar seus aconselhados sobre suas ações, exortá-los a assumir responsabilidades e não se esconder atrás de rótulos psicológicos. Essa foi uma abordagem incomum para um psicólogo secular, mas Adams viu Mowrer ter muito mais sucesso com ela do que seus contemporâneos. Mowrer foi um iconoclasta que desafiou as conclusões comuns daqueles em sua disciplina. Embora Adams estivesse grato pela oportunidade de observar Mowrer naquele verão, ele estava longe do behaviorismo de Mowrer. “Mowrer era hábil em atirar pedras pelas janelas dos psicólogos”, diria Adams mais tarde, “mas não tinha nada para substituir o vidro quebrado para manter os insetos longe”.

Aquele verão com Mowrer foi revelador para Adams. A razão pela qual ele não conseguiu integrar os conceitos psicológicos seculares às Escrituras foi porque eles não se integraram! Como resultado dessa epifania, Adams conseguiu deixar de lado os dogmas psicológicos atuais e se concentrar no que as Escrituras têm a dizer sobre as pessoas e seus problemas. Mowrer providenciou a escavadeira de que Adams precisava para limpar o local onde poderia construir um sistema de aconselhamento com os materiais de construção das Escrituras. Adams começou a programar mais e mais aconselhamento e usou cada sessão como um impulso para pesquisar nas Escrituras soluções específicas para os problemas que eram apresentados. Ele convidou os alunos a participarem de sessões de aconselhamento e então debateu com eles a melhor maneira de proceder após cada sessão e como as Escrituras atendiam a essa necessidade.

Enquanto estudava questões de aconselhamento, Adams começou a formar um sistema de aconselhamento. Ele conhecia cada sistema de pensamento - teológico, filosófico, matemático - eventualmente marcado com um rótulo. Ele relutava em pensar que alguém atribuísse seu nome ao seu sistema de alguma forma, então ele decidiu usar uma forma anglicizada da palavra grega que Paulo usava para aconselhamento e cunhou a palavra “nouthetic”. Esse sistema começou a se cristalizar em um conjunto de notas que Adams escreveu para sua classe do seminário, que chegou às mãos de um editor que pediu a Adams que as transformasse em um livro.

Antes da publicação, entretanto, a editora providenciou para que Adams enviasse seu manuscrito a meia dúzia de homens que estavam ensinando aconselhamento em outros seminários e convidassem suas críticas. Esses homens se encontraram com Adams em um hotel de aeroporto e relataram suas conclusões. A maioria estava de acordo com a tese básica de Adams, de que os conceitos psicológicos seculares haviam invadido a igreja e que algo deveria ser feito a respeito. O livro de Adams, no entanto, não era isso. Era muito agudo, muito acusador. O tom estava todo errado e deveria ser mais irênico.

Adams avaliou as críticas cuidadosamente, mas perguntou a si mesmo: se esses homens concordavam que ele estava fundamentalmente correto e que mudanças precisavam ser feitas, o que eles estavam fazendo para efetuar a mudança? Todos eles tinham plataformas a partir das quais podiam defender a mudança. O que eles estavam realizando? Como resultado, Adams concluiu que seu manuscrito não era afiado o suficiente e trabalhou para torná-lo ainda mais resistente.

Competente para Advogado

Quando Competent to Counsel foi publicado em 1970, virou o mundo do aconselhamento cristão de cabeça para baixo. Nele, Adams demonstrou como os três sistemas psicológicos seculares primários - os de Freud, Rogers e Watson / Skinner - se opunham às Escrituras e devem ser rejeitados pelos conselheiros cristãos. [1] Ele desempacotou a palavra grega nouthesia e demonstrou como o apóstolo Paulo se envolveu no tipo de aconselhamento que ele estava defendendo, tirando o título de seu livro da declaração de Paulo em Romanos 15:14,

Estou convencido de vocês, meus irmãos, que vocês mesmos são cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento e competentes para se aconselharem.

Os anos que se seguiram à publicação de Competent to Counsel foram um turbilhão de atividades para Adams. Os pastores conservadores receberam seu livro com entusiasmo, mas aqueles que investiram nos sistemas psicológicos seculares que Adams condenou, o condenaram violentamente. Choveram convites para fazer palestras e explicar sua abordagem, e como Adams era bem treinado como orador público, o público o considerou um poderoso defensor do uso das Escrituras no aconselhamento. Adams ficou feliz em defender seus pontos de vista, mas rapidamente percebeu que, embora fosse necessário ser polêmico em Competent to Counsel, seria necessário fornecer ajuda sólida e prática com as muitas questões de aconselhamento que os pastores enfrentavam. Para atender a essa necessidade, ele publicou The Christian Counselor's Manual em 1973.

The Millhouse

Em 1976, Adams havia viajado pelo mundo, explicando seus pontos de vista e exortando os pastores a ministrar a Palavra sem medo na sala de aconselhamento. Ele continuou a ensinar no seminário, ele e seus seguidores formaram a National Association of Nouthetic Counselors, e ele publicou quinze outros livros. Mas era uma programação que estava afetando seu corpo. Ele desenvolveu problemas cardíacos causados ​​pela exaustão, e seus médicos e familiares o aconselharam a diminuir o ritmo. Então, ele renunciou ao seminário, passou a administração do CCEF para um colega de trabalho e se mudou com a família para a zona rural da Geórgia. Ele comprou um velho moinho de grãos e começou a trabalhar para transformá-lo em uma casa.

Adams continuou a viajar e a ensinar, mas em um ritmo muito mais lento. Nos seis anos seguintes, ele pôde dedicar muito mais tempo à escrita. Da paz e reclusão de Millhouse, Adams produziu algumas de suas obras mais importantes, incluindo sua tradução do Novo Testamento grego, que publicou com ampla ajuda de aconselhamento como o Novo Testamento do conselheiro cristão.

Voltar para a sala de aula

Em 1982, Adams aceitou o convite para estabelecer um D.Min. programa de homilética no Westminster Theological Seminary, na Califórnia. Como ele poderia dar aulas em módulos de uma semana, ele teria a liberdade de viajar e continuar a escrever. Adams geralmente não gostava das restrições da academia, mas achava que a liberdade que Westminster oferecia era atraente. Como projeto final, esperava-se que os alunos escrevessem algo que pastores ocupados considerariam prático e que publicassem seu projeto. Como resultado, muitos livros úteis foram publicados pelos alunos de Adams, vários dos quais ainda são designados para leitura em outros programas de homilética.

Plantador de igrejas

Adams deu a Westminster um compromisso de cinco anos. Ele acreditava que poderia estabelecer o programa e passá-lo a outra pessoa. Ele ficou mais tempo, mas em 1990 mudou-se para o interior do estado da Carolina do Sul, onde um amigo da denominação ARP o convidou para plantar uma igreja em um subúrbio crescente de Greenville, onde a igreja ARP havia garantido uma propriedade privilegiada. Seu genro, recém-formado no seminário, juntou-se a ele e, juntos, plantaram a Igreja Presbiteriana Harrison Bridge Road em Simpsonville. Os Adams compraram uma pequena área rural perto de Enoree, SC, onde continuaram a viver até sua morte.

Adams gostou do retorno ao ministério pastoral, pregando todas as semanas e fazendo aconselhamento regular novamente. Além disso, em parceria com um amigo, ele fundou a Timeless Texts, uma pequena editora cujo objetivo principal era publicar seus livros.

Aposentadoria

Adams se aposentou de sua igreja em 1997, quando o governador concedeu-lhe a Ordem do Palmetto, a maior homenagem civil concedida pelo estado da Carolina do Sul. A aposentadoria proporcionou-lhe a oportunidade de dedicar mais tempo à escrita, e Timeless Texts permitiu que ele publicasse as coisas com muito mais rapidez. Seu Comentário do Conselheiro Cristão foi um produto desses anos.

A aposentadoria também deu a ele tempo para ensinar. O genro de Adams, que agora pastoreava a igreja Redentor ARP em Moore, SC, o convidou para estabelecer um centro de treinamento de aconselhamento em sua igreja. Rapidamente chegaram os pedidos de vídeo e áudio das palestras de Adams. Em vez de enviar gravações ao acaso para todos os que pedissem, ele decidiu formar o Institute for Nouthetic Studies (INS) e construir um currículo estruturado que incluiria tudo o que ele considerasse essencial em um programa de treinamento. Naquela época, a nova tecnologia permitiu que ele disponibilizasse mais facilmente as aulas para os alunos.

À medida que os anos afetavam seu corpo, Adams começou a considerar o futuro de seus ministérios de aposentadoria. Donn Arms, o diretor do INS, desenvolveu um relacionamento com o Mid-America Baptist Theological Seminary em Memphis e eles abordaram Adams com a perspectiva de fundir o Instituto com o Seminário. Isso foi realizado em 2015. Depois que o parceiro de Adams na Timeless Texts morreu, ele atribuiu os direitos autorais de seus livros ao INS, que iniciou o processo de trazer todos os livros de Adams de volta à impressão.

Jay Adams, o autor

Uma vez, um vagabundo apresentou Adams como "um homem que nunca teve um pensamento não publicado". Com mais de 100 livros em seu crédito, poucos autores foram tão produtivos quanto Jay Adams ao longo da vida. Enquanto muitos livros trataram de questões de aconselhamento, outros livros cobriram um espectro surpreendente de questões, incluindo teologia, hermenêutica, vida cristã, um livro devocional, pregação (incluindo um livro para leigos sobre como ouvir um sermão), ministério pastoral, ficção, envelhecimento , orientação, escatologia, conflito da igreja e comentários.

Adams se esforçou para ser claro quando escreveu, um estilo que levou os críticos a acusá-lo de ser simplista. Para Jay, a complexidade costumava ser a capa do erro, enquanto a clareza era prima da verdade. Por meio de seu Institute for Nouthetic Studies, o Mid-America Baptist Theological Seminary está trabalhando para trazer todos os livros de Adams de volta à publicação, para que as gerações futuras possam estudar e aprender com Jay Adams.

Jay Adams tocou a vida de milhões de crentes em todo o mundo por meio dos alunos que ensinou, dos livros que escreveu, dos conselheiros ajudados por conselheiros nutéticos e de suas palestras, podcasts e vídeos. Pela boa provisão de Deus, Sua igreja será capaz de aprender e lucrar com o ministério de Jay Adams para as gerações futuras.

Deixe sua homenagem ou mensagem para a família em nossa seção de comentários.

[1] Ele usou o termo aconselhamento “cristão” em vez de aconselhamento “bíblico”, pois não lhe ocorreu que alguém pensaria que o aconselhamento cristão poderia ser outra coisa senão bíblica.

Conteúdo extraído: 

https://web.archive.org/web/20201116144217/https://nouthetic.blog/2020/11/14/jay-e-adams-1929-2020/

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