Depravação
total
Apesar da expressão “total”,
normalmente oque se entende por depravação total é um equivoco por parte de
algumas pessoas. Quando falamos em depravação total estamos dizendo que o pecado
afetou o homem em toda sua extensão, ou seja, não há uma única parte do homem
que não tenha sido tocada pelo pecado. Aqueda afetou o homem de tal modo que o
mesmo é incapaz de por sua própria força se decidir a Deus.
Veja o que o Eterno fala:
E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não
tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do
homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o
vivente, como fiz.
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João Calvino escreveu a respeito
da mente humana:
A mente humana é como um depósito
de idolatria e superstição; de modo que, se o homem confiar na sua própria
mente, é certo que ele abandonará a Deus e inventará um ídolo, segundo sua
própria razão.
Analisando o texto bíblico não é
difícil chegar à conclusão de Calvino. A partir do pecado todo homem passou a
ser inimigo de Deus.
Paulo diz:
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
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Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
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Esta é a posição que se encontra
todo homem a não ser que Deus o cure de sua seguira. Um fato que se deve ter
atenção é que o homem não é somente sujo, mas também está morto.
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que
não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura
daquele que havia de vir.
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Nesta passagem Paulo deixa claro
que o pecado de Adão não só o afetou, mas a toda humanidade.
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não
comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Gênesis
3:3
Em Efésios2: 1 2,3 Paulo reafirma
que todo homem longe da graça de Deus está morto.
¶ E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
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Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;
Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
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Também nosso Senhor em João 5:40
é claro em dizer que aquele que não for a Cristo esta legalmente morto.
E não quereis vir a mim para terdes vida.
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Agora levando em consideração que
você que leu este pequeno estudo, entendeu qual a situação que se encontra todo
homem longe do Salvador, da Graça que sem preço algum para o pecador foi dada,
que o mesmo esta morto em delitos e pecados, que se ficar por sua própria conta
seu destino final será um abismo de profundidade incalculável. Você que não tem
a Cristo como seu advogado e justo Juiz, se você esta neste momento ouvindo a
voz do teu Senhor, eu como servo do Deus Altíssimo te digo volta pra casa de nosso PAI,
pois ele enxugará dos teus olhos toda lágrima e te honrará como filho
desde que você receba Dele o dom da fé e creia que Jesus veio sofrer e morrer
em teu lugar, que ELE como único filho decidiu adotar outros filhos tirando-os
da morte e do inferno.
Se você ouviu este chamado e entendeu
que a voz de Deus te chama procure uma igreja onde você veja o evangelho ser
pregado com sinceridade e assuma um relacionamento de filho com teu SENHOR!
As antigas doutrinas da Graça
Porque pela
graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
por: Sandro Francisco do Nascimento
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