QUEM JESUS FOI REALMENTE?
por Augustus Lopes Vol.4, No.1
por Augustus Lopes Vol.4, No.1
Nem todos os que hoje se consideram
cristãos aceitam que Jesus, foi e fez o que os Evangelhos nos dizem. Em 1994
uma pesquisa revelou que 87% dos americanos acreditavam que Jesus ressuscitou literalmente
dos mortos. Três anos depois, a pesquisa descobriu que 30% dos americanos que
se consideram verdadeiros cristãos não aceitavam que a ressurreição de Jesus
tenha sido algo físico e literal, mas sim uma série de experiências psíquicas
dos seus discípulos, que de alguma forma os transformou completamente.
O Jesus sobrenatural
Durante séculos o relato dos
Evangelhos acerca de Jesus vem sendo aceito pela Igreja cristã em geral como
sendo fidedigno, isto é, correspondendo com exatidão aos fatos que realmente
ocorreram no início do primeiro século, e que formam a base histórica do
cristianismo. Baseando-se nesse relato, o cristianismo vem ensinando, desde o
seu surgimento, que Jesus é o verdadeiro Deus e verdadeiro homem, que nasceu de
uma virgem, que realizou milagres e que ressuscitou fisicamente de entre os
mortos. A teologia cristã nunca teve dificuldade séria em admitir a atuação
miraculosa de Deus na história, e sempre encarou a mensagem da Igreja
apostólica registrada no Novo Testamento (como as cartas de Paulo e os
Evangelhos) como sendo o registro acurado dos eventos sobrenaturais que se
sucederam na vida de Jesus de Nazaré. Os Concílios cristãos que elaboraram
dogmas a respeito da pessoa de Jesus (Nicéia, 325; Constantinopla, 381;
Calcedônia, 451), não o fizeram como meras idéias divorciadas da história e de
fatos concretos. Para eles, a Segunda Pessoa da Trindade encarnou, viveu,
atuou, morreu e ressuscitou dentro da história real.
O Jesus racional
A situação mudou, com o surgimento do
Iluminismo no início do século XVIII. A razão humana foi endeusada como capaz
de explicar todas as dimensões do universo e da existência do homem. Tudo que
não pudesse ser aceito pela razão deveria ser rejeitado. Houve uma
"desmistificação" de todos os aspectos da vida e do pensamento. A
própria Igreja se viu invadida pelo racionalismo. Muitos estudiosos cristãos se
tornaram racionalistas em alguma medida. Como resultado, em muitas
universidades e seminários chego-se à conclusão de que milagres realmente não
acontecem. Os relatos dos Evangelhos acerca da divindade de Jesus e de sua
atividade sobrenatural passaram a ser desacreditados. Era preciso pesquisar
para encontrar o verdadeiro Jesus, já que aquele pintado nos Evangelhos nunca
poderia ter realmente existido. E assim teve inicio a "busca do Jesus
histórico", levada a efeito por professores e eruditos de universidades e
seminários cristãos que achavam irracional o Jesus sobrenatural dos Evangelhos.
Eles afirmaram que para reconstruir o verdadeiro Jesus era necessário abandonar os antigos dogmas da Igreja acerca da inspiração e infalibilidade das Escrituras, bem como sobre a divindade de Jesus Cristo. Era preciso usar o critério da razão para separar nos relatos bíblicos a verdade da fantasia. Para isso, desenvolveram vários métodos que analisavam os Evangelhos como qualquer outro livro antigo de religião, procurando descobrir como as idéias fantasiosas acerca de Jesus se originaram nas igrejas cristãs primitivas. Pensavam (ingenuamente) que seria possível examinar a história de forma isenta de preconceitos ou pressuposições. Acreditavam que o historiador era tão inocente quanto um eunuco. Entretanto, quando os resultados apareceram, verificou-se que o Jesus reconstruído por eles tinha a "cara" de seus criadores.
Eles afirmaram que para reconstruir o verdadeiro Jesus era necessário abandonar os antigos dogmas da Igreja acerca da inspiração e infalibilidade das Escrituras, bem como sobre a divindade de Jesus Cristo. Era preciso usar o critério da razão para separar nos relatos bíblicos a verdade da fantasia. Para isso, desenvolveram vários métodos que analisavam os Evangelhos como qualquer outro livro antigo de religião, procurando descobrir como as idéias fantasiosas acerca de Jesus se originaram nas igrejas cristãs primitivas. Pensavam (ingenuamente) que seria possível examinar a história de forma isenta de preconceitos ou pressuposições. Acreditavam que o historiador era tão inocente quanto um eunuco. Entretanto, quando os resultados apareceram, verificou-se que o Jesus reconstruído por eles tinha a "cara" de seus criadores.
No século XVII alguns desses
estudiosos publicaram obras asseverando que os escritores bíblicos eram
impostores fraudulentos; estes estudiosos ofereceram suas próprias
reconstruções do verdadeiro Jesus de uma perspectiva totalmente humanística.
Segundo alguns deles, Jesus fora um judeu que se considerava como o messias de
Israel, e que tentara estabelecer um reino terreno e libertar os judeus da
opressão política. Ele pensava que Deus o ajudaria nisto, mas desapontou-se ao
ser preso e crucificado ("Deus meu, Deus meu, por desamparastes ....
?"). Os discípulos, disseram estes estudiosos, a principio ficaram
atônitos com o fracasso de Jesus; mas depois roubaram seu corpo e substituíram
a idéia de um reino messiânico terreno pela idéia de uma "segunda vinda".
Também inventaram os relatos dos milagres tendo como base os milagres do Antigo
Testamento, quando Jesus, na verdade não havia feito milagre algum. O propósito
dos discípulos com esse embuste, afirma os racionalistas, fora ter um meio de
vida, pois não queriam voltar a trabalhar. Obras desse tipo hoje estão
desacreditadas e mesmo estudiosos críticos as consideram como amadorísticas e
superficiais. Entretanto, elas deram o impulso inicial à busca do Jesus da
história, que para seus empreendedores, não era o mesmo Cristo da fé da Igreja.
No século XVIII apareceram muitas
"vidas de Jesus", que eram tentativas de reconstrução novelística do
que teria sido a verdadeira vida de Jesus de Nazaré. Nelas, Jesus foi
geralmente considerado como um reformador social, um visionário, que pretendia
construir uma sociedade melhor através de uma religião associada à razão. Os
milagres dos Evangelhos foram explicados apelando-se para causas naturais. As
explicações para o surgimento da crença dos discípulos na ressurreição são por vezes
curiosas. A mais freqüente é a de que Jesus não havia morrido realmente, mas
entrado em coma. Algumas são criativas: uma delas sugere que após a morte de
Jesus, um terremoto sacudiu o local onde estava o túmulo de José de Arimatéia,
dando a impressão de que o corpo morto de Jesus se movia com vida. Isso
explicaria o surgimento da crença na ressurreição de Jesus. Outras,
relacionadas às curas, dizem que Jesus nunca curou sem usar remédios. O vinho
de Caná havia sido trazido pelo próprio Jesus. Para outros, algumas vezes Jesus
atuava no sistema nervoso das pessoas através de seu poder espiritual. Milagres
sobre a natureza foram, na verdade, ilusões que os discípulos tiveram acerca de
Jesus, como por exemplo, o andar sobre as águas. Os discípulos, afirmam os
estudiosos liberais, imaginaram coisas como a transfiguração, entre outras. As
ressurreições de mortos foram, na verdade, casos em que pessoas não estavam
mortas de fato, mas apenas em estado de coma.
O Jesus liberal
Com a queda do racionalismo e o surgimento
do existencialismo, alguns estudiosos procuraram entender Jesus à luz da
experiência religiosa. Jesus passou a ser visto como um homem cujo sentido de
dependência de Deus havia alcançado a plenitude. Esse conceito serviu de base
para o desenvolvimento do seu retrato pintado pelos liberais, em que Ele era
simplesmente um homem divinamente inspirado.
No século passado, os estudiosos, em
busca do Jesus histórico, começaram a aceitar a idéia do "mito", ou
seja, a idéia de que os Evangelhos são relatos mitológicos sobre Cristo, lendas
piedosas criadas em torno da figura histórica de Jesus pelos seus discípulos.
Assim, firmou-se a idéia de que Jesus não ressuscitou fisicamente. A
ressurreição, na verdade, era a crença dos discípulos na presença espiritual de
Jesus.
A essa altura, os próprios estudiosos
perceberam que a "busca" não os estava levando a lugar algum. Era
fácil destruir o Cristo dos Evangelhos, mas eles não conseguiam reconstruir um
Jesus histórico que os satisfizesse. As vidas de Jesus reconstruídas pelos
pesquisadores diziam mais acerca dos autores do que da pessoa que eles tentavam
descrever. Os autores olharam no poço profundo da história em busca de Jesus, e
o que viram foi seu próprio reflexo no fundo do poço. Também perceberam que
haviam esquecido ou minimizado um importante aspecto da vida e do ensino de
Jesus, que foi o escatológico-apocalíptico, proclamando o aspecto ainda futuro
do reino de Deus. Essa conscientização desfechou um golpe fatal na concepção
liberal de um reino de Deus que se confundia com uma sociedade ética no mundo
presente, ou numa experiência espiritual interior, que dominava na época.
Além disso, o estudo crítico dos
Evangelhos começou a afirmar que eles (os Evangelhos) não eram biografias no
sentido moderno, mas apresentações de Jesus altamente elaboradas e adaptadas
por diferentes alas da comunidade cristã nascente. Portanto, era impossível,
achar o verdadeiro Jesus, pois ficara soterrado debaixo da maquiagem imposta
pela Igreja primitiva. Como conseqüência, alguns começaram a insistir que o
centro da fé para a Igreja não era o Jesus da história, mas o Cristo da fé,
criado pela igreja nascente. Portanto, a busca estava baseada num erro (que o
Jesus histórico era importante) e era teologicamente sem valor. O único Jesus
em que os estudiosos deveriam se interessar era o Cristo da fé da igreja, pois
foi o único que influenciou a história. Alguns, assim, se tornaram
absolutamente cépticos quanto à possibilidade de se recuperar o Jesus
histórico.
Tentando "salvar" a busca, esses estudiosos acabaram por piorar a situação. Quando separamos a fé dos fatos históricos, o Cristianismo, despido do seu caráter histórico, e dos fatos que lhe servem de fundamento, torna-se uma filosofia de vida. Uma fé que se apoia num Cristo que não tem nenhum ancoramento histórico toma-se gnosticismo ou docetismo.
Tentando "salvar" a busca, esses estudiosos acabaram por piorar a situação. Quando separamos a fé dos fatos históricos, o Cristianismo, despido do seu caráter histórico, e dos fatos que lhe servem de fundamento, torna-se uma filosofia de vida. Uma fé que se apoia num Cristo que não tem nenhum ancoramento histórico toma-se gnosticismo ou docetismo.
Assim, os Evangelhos e o retrato de
Jesus que eles nos trazem, passaram a ser vistos como uma elaboração mitológica
produzida pela fé da Igreja. Segum seus defensores, foi a imaginação da comunidade
que criou as histórias dos milagres e muitos dos ditos de Jesus.
Apesar das diversas tentativas de
reconstrução, ao fim chegava-se a um Jesus cuja existência era não apenas
implausível, como impossível de ser provada. O Jesus liberal, desprovido do
sobrenatural e da divindade, foi uma criação da obstinação liberal, que se
recusava a receber como autêntico o relato dos Evangelhos sobre Jesus. A falta
de comprovação histórica e documentária quanto ao Jesus liberal acabou por dar
fim à "busca".
O Jesus do liberalismo pouco se
parecia com o Jesus da concepção histórica da Igreja de Jesus Cristo, como
sendo tanto humano quanto divino, as duas naturezas unidas organicamente numa
mesma pessoa. O racionalismo eliminou a natureza divina de Cristo e a considerou
como produto da Igreja, dissociada do Jesus da história. Jesus era apenas o
grande exemplo, e a religião que Ele ensinou era simplesmente um moralismo
ético e social.
O Jesus liberal fracassou em todos os sentidos! Ele acabou fundando uma nova religião, mesmo sem querer. Acabou sendo "endeusado" pelos seus discípulos, contra a sua vontade. O seu ensino social e ético de um reino de Deus meramente humano acabou sendo sobrepujado pelo ensino de um reino de Deus sobrenatural, presente e ainda por vir. E sua verdadeira identidade se perdeu logo nos primeiros séculos, para ser "redescoberta" apenas depois de 2.000 anos de ilusões. Que ironia!
O Jesus liberal fracassou em todos os sentidos! Ele acabou fundando uma nova religião, mesmo sem querer. Acabou sendo "endeusado" pelos seus discípulos, contra a sua vontade. O seu ensino social e ético de um reino de Deus meramente humano acabou sendo sobrepujado pelo ensino de um reino de Deus sobrenatural, presente e ainda por vir. E sua verdadeira identidade se perdeu logo nos primeiros séculos, para ser "redescoberta" apenas depois de 2.000 anos de ilusões. Que ironia!
O Jesus libertador
Mas a tentativa dos estudiosos que
não criam nos relatos miraculosos dos Evangelhos não parou com o fracasso. Em
meados da década de 50, outros estudiosos, igualmente céticos, acharam que
poderiam acertar onde os antigos liberais falharam, desde que não fossem tão
radicais em seu ceticismo quanto aos relatos dos Evangelhos. Alguns discípulos
dos teólogos liberais afirmaram que, apesar dos muitos erros nos Evangelhos,
havia neles elementos históricos suficientes para se tentar chegar ao Jesus que
realmente existiu. Um deles chegou mesmo a questionar: "se a Igreja
primitiva era tão desinteressada na história de Jesus, por que os quatro
Evangelhos foram escritos?" Os que escreveram os Evangelhos acreditavam
seguramente que o Cristo que eles pregavam não era diferente do Jesus terreno,
histórico.
Mas, ao fim, esses pesquisadores da
"nova busca" pensavam de forma muito semelhante à dos seus
antecessores: o Jesus que temos nos Evangelhos não corresponde ao Jesus que
viveu em Nazaré há 2.000 anos, o qual pode ser recuperado pelo uso da crítica
histórica. Uma coisa todos estes pesquisadores, antigos e novos, tinham cm
comum: não criam na divindade plena de Jesus, na sua ressurreição nem nos
milagres narrados nos Evangelhos. Para eles, tudo isso havia sido criado pela
Igreja. Além disso, eram todos comprometidos com a filosofia existencialista em
sua interpretação dos Evangelhos. Os resultados da pesquisa feita
individualmente por eles, porém, eram tão divergentes, que a "nova
busca" acabou desacreditada em meados da década de 70.
Mas o ceticismo destes estudiosos não
deixou a coisa parar por aí. Faz poucos anos, um grupo de 75 estudiosos de
diversas orientações religiosas reuniu-se nos Estados Unidos para fundar o
"Simpósio de Jesus" (The Jesus Seminar), que os reúne regularmente
duas vezes ao ano para levar adiante a "busca pelo verdadeiro Jesus".
Suas idéias básicas são fundamentalmente as mesmas dos que empreenderam a
"busca" antes deles, ou seja, que o retrato de Jesus que temos nos
Evangelhos é uma caricatura altamente produzida, resultado da imaginação
criativa da Igreja primitiva. A novidade é que agora incluíram material
extrabíblico em suas pesquisas, como o evangelho apócrifo de Tomé, o suposto
documento "Q" contendo ditos antigos de Jesus e os Manuscritos do Mar
Morto.
A conclusão do simpósio é que somente
18% dos ditos dos Evangelhos atribuídos a Jesus foram realmente pronunciados
por Ele. O simpósio, trouxe a público esse resultado de suas pesquisas bastante
cépticas quanto á confiabilidade dos Evangelhos, causando grande sensação e
furor nos Estados Unidos e na Europa, e reacendendo, em certa medida, o interesse
pelo Jesus histórico. E mais uma vez a polêmica acerca de Jesus foi reacendida,
desta feita ganhando até a capa de revistas internacionais como Time, Newsweek
e U.S. News & World Report, e do Brasil, como Veja e Isto É. Ao final, o
Jesus do simpósio é uma mistura de sábio tímido, modesto demais para falar de
si mesmo ou de sua missão neste mundo. A pergunta é: como uma pessoa assim
conseguiu ganhar o ódio dos judeus e acabar sendo crucificada, um fato que até
os antigos liberais radicais reconhecem como histórico?
Várias outras tentativas têm sido
feitas cm tempos recentes para se descobrir o Jesus que realmente existiu por
detrás daquele que é representado nos textos dos Evangelhos. Ele tem sido
retratado diferentemente como profeta e libertador social, simpatizante dos
Zelotes e de suas idéias libertárias, reformador social por meio pacíficos e
espirituais, pregador itinerante carismático e radical, instigador de um
movimento, de reforma, libertador dos pobres, "homem, do Espírito",
que tinha visões e revelações e uma profunda intimidade com Deus, de quem
recebia poder para curar, fazer milagres e expelir demônios. Um hasid, homem
santo da Galiléia, um judeu piedoso, uma figura carismática, um operador de
milagres, movendo-se fora do ambiente oficial e tradicional do judaísmo, um
exorcista poderoso e bem sucedido - o catálogo é interminável. Mas todas essas
tentativas têm uma coisa em comum: para seus autores, o Jesus pintado pelos
Evangelhos é o produto da imaginação criativa e piedosa, da fé dos discípulos
de Jesus. Os defensores destas idéias partem do conceito de que a Bíblia nos
oferece um quadro distorcido do verdadeiro Jesus.
De volta ao Jesus sobrenatural
Entretanto, é preciso mais do que
teorias, como estas que acabei de expor, para tornar convincente a tese de que
a comunidade cristã inventou tanto material sobre Cristo, e que ela mesma
acabou crendo em sua mentira. É quase inconcebível que uma comunidade tenha
criado material histórico para dar sustentação histórica à sua fé. Uma
comunidade que dá tal importância aos fatos históricos, não os criaria! Além do
mais, essas teorias não levam em conta o fato de que os eventos e ditos de
Jesus foram testemunhados por pessoas que estiveram com Ele, e que essas
testemunhas oculares certamente teriam exercido uma influência conservadora na
imaginação criativa da Igreja. Também ignoram o fato de que os líderes iniciais
da comunidade os apóstolos, estiveram com Jesus e muito perto dos fatos
históricos para dar asas à livre imaginação. Também deixa sem explicação o alto
grau de unanimidade que existe entre os Evangelhos. Se cada Evangelho é o
produto da imaginação criativa da igreja, como explicar diferenças entre eles?
E se é o produto de comunidades isoladas, como explicar as semelhanças? Essas
teorias são especulações e nada podem nos dar de evidência concreta. Portanto,
continuamos a crer nas evidências internas e externas de que os Evangelho dão
testemunho confiável do Jesus histórico, que é o mesmo Cristo da fé.
Entretanto, o ceticismo crítico desses estudiosos influenciou de tal maneira os
seminários que introduziu na Igreja de Cristo uma semente que produziu seu
fruto amargo: um Evangelho e um Cristo, fruto da imaginação da Igreja, e que,
portanto não tinham. poder, vitalidade nem respostas para as questões humanas.
Resultado: igrejas esvaziadas por toda a Europa, em uma geração.
Queira Deus guardar
as igrejas brasileiras dessas pessoas, e firmá-las cada vez mais no Senhor
Jesus Cristo, fielmente retratado nas páginas dos Evangelho.
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